• Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Grêmio, nossos eventos, competições, festas e muito mais.

2º Campeonato Interno de Vôlei Misto - Regulamento 2º turno

Leia o regulamento completo do campeonato

OUTROS ESPORTES 16 . Ago . 2017

 

2º Turno

I – DOS OBJETIVOS 

Art. 01º - O CAMPEONATO DE VOLEIBOL SEXTETO MISTO DO GRÊMIO visa oferecer, aos associados, maior integração e socialização desportiva entre os mesmos e o clube.

 

II – DA ORGANIZAÇÃO

Art. 02º - O CAMPEONATO DE VOLEIBOL SEXTETO MISTO DO GRÊMIO será um evento organizado pela Diretoria de Esportes do Grêmio.

Art. 03º - CAMPEONATO DE VOLEIBOL SEXTETO MISTO DO GRÊMIO terá início no dia 26/04/2017, sexta-feira. Todos os jogos serão realizados nas dependências do Grêmio Literário Português.

 

III – DA INSCRIÇÃO
 
Art 04º -  As inscrições serão efetivadas na Secretaria da Diretoria de esportes do Grêmio,  no período de 22/02/2017 a 23/04/2017, e o sorteio das equipes será em 23/04/2017 , às 11:00 h, em local a ser definido pela Coordenação

Art. 05º - Poderão se inscrever no I CAMPEONATO DE VOLEIBOL SEXTETO MISTO DO GRÊMIO, os associados a partir de 16 anos, ou que completarem 16 anos até 31/12/2017.

Art. 06º - Cada equipe deverá ter, no mínimo, um Representante, que será responsável por toda informação relacionada à sua equipe, bem como prestar informações sobre o andamento do Campeonato aos seus atletas.

Art. 07º - Cada equipe deverá ser formada com no mínimo 10 (Dez) atletas, sendo 6 atletas do sexo Masculino e 4 atletas do sexo feminino, salvo se não houver quantitativo feminino suficiente.

Art. 08º - Cada equipe deverá ser identificada com nomes alusivos à Portugal. (Estoril, Benfica, Porto, Beira-mar, Naval, Nacional, Acadêmica, Atlético, Sporting, etc...).

Art. 9º -  Serão abertas 10 (dez) vagas para inscrição no segundo turno, sendo 5(cinco) vagas masculino e 5 (cinco) vagas feminino, sendo que os mesmos deverão ser sorteados aos times.

 

IV – DOS JOGOS
 
Art. 10º - O associado que estiver inadimplente com às mensalidades do clube, não poderá jogar. Exemplo: mensalidade venceu dia 10, o mesmo só poderá jogar até o dia 25, a partir do dia 26 será considerado inadimplente.
 
§ 1º - A responsabilidade pela verificação da inadimplência é do clube.
 
Art. 11º - Os jogos serão disputados na quadra poliesportiva , às sextas-feiras, às 21:00 h e aos domingos,  às 10:00 h, sendo que todos deverão jogar de tênis,   na melhor de 05 (cinco) sets  de 25 pontos, ou seja, a equipe que ganhar 3 (três) Set’s, ganha o jogo, sendo o 5º set (se necessário) de 15 pontos.
a.     

Art 12º - Durante os jogos, as equipes deverão ter em quadra 6 (seis) atletas, sendo 4(quatro) atletas do sexo masculino e 2 (dois) do sexo feminino permanentemente, sendo permitido até 4 atletas do sexo feminino, podendo efetivar a substituição entre os mesmos, desde que permaneça a regra de 4 para 2. Não  sendo permitido, sob nenhuma hipótese, o início sem esse número de atletas.

Art. 13º - A equipe que não se apresentar na forma prevista no Art 12º, sem razão justificável (força maior ou caso fortuito), na quadra de jogo no horário, será declarada ausente e perde a partida pelo resultado de 0x3 (0x25;0x25;0x25).

§ 1º - Considera-se o não comparecimento, quando a equipe não tiver o número legal de atletas em quadra, conforme previsto na Regra Oficial de Voleibol, e no Art 12ª deste regulamento.

§ 2º - A equipe ausente não terá nenhum ponto deste jogo computado para a classificação.

§ 3º - Caso o não comparecimento seja das duas equipes, ambas serão consideradas ausentes e não terão pontos computados para a classificação.

Art. 14º - Os jogos serão regidos pelas Regras Oficiais da Confederação Brasileira de Voleibol – CBV. Salvo modificações constantes neste regulamento.

Art. 15º - O aquecimento articular deverá ser realizado fora da quadra. Em quadra, o aquecimento com bola e rede obedecerá ao seguinte tempo:

A) 2 (dois) minutos para ataque de entrada de rede;

B) 2 (dois) minutos para ataque de saída de rede;

C) 1 (um) minuto para saque.

Art. 16º - As equipes contribuirão na organização e administração, zelando, sempre, pela segurança e pelos trâmites burocráticos, conforme segue:

§4º - Se alguma partida for CANCELADA ou INTERROMPIDA por fatores naturais (chuvas, ventos fortes, etc.), durante os jogos, será adotado o seguinte critério:

A) CANCELADA: Quando a partida fica interrompida por mais de 1 hora, a mesma será repetida em um novo dia e horário.

B) INTERROMPIDA: Aguardar-se-á 1 hora, para que restabeleça as condições normais para o reinicio do Jogo, com o mesmo placar, mantendo os sets já realizados.  

Art. 17º - O sistema de disputa do Campeonato será na forma de  2 (dois) turnos e Fase Final do Campeonado, sendo que o 1º Turno será disputado no período de Março/2017 a junho/2017  e o 2º Turno de Agosto/2017 a outubro/2017 e Fase final em Novembro/2017, podendo variar conforme a necessidade da Coordenação e dos dirigentes, em comum acordo, sempre pela maioria.

1º Turno

- 1ª FASE do 1º Turno (Fase Classificatória): Todas As equipes jogam Entre sí, e se classificam 4 (quatro) para a segunda fase.

- 2ª FASE do 1º Turno (Semi-final e Final do turno): Á equipe classificada em 1º lugar jogará contra o 4º lugar e a classificada em 2º jogará contra a classificada em 3º lugar.  Às equipes vencedoras se enfrentam na disputa pelo Título do 1º Turno e às equipes perdedoras pelo 3º lugar.

2º turno

- 1ª FASE DO 2º Turno (Fase Classificatória): Todas As equipes jogam Entre sí, e se classificam 4 (quatro) para a segunda fase.

- 2ª FASE do 2º Turno (Semi-final e Final do turno): Á equipe classificada em 1º lugar jogará contra o 4º lugar e a classificada em 2º jogará contra a classificada em 3º lugar.  Às equipes vencedoras se enfrentam na disputa pelo Título do 2º Turno e às equipes perdedoras pelo 3º lugar do 2º turno.

Fase Final: Às equipe (s) campeã (s) do 1º e 2º turno, farão 1 (jogo) decisivo para decidir quem será a Campeã de 2017, caso seja a mesma equipe, será considerada campeã do campeonato de 2017.

Às equipes Vice-campeãs do 1º e 2º turno, farão um jogo decisivo para decidir quem será a vice-campeã do ano de 2017, caso seja a mesma equipe, será considerada vice-campeã do campeonato de 2017.

Às equipes que ficaram em 3º lugar no 1º e 2º, farão um jogo decisivo para decidir quem será a 3º colocada do campeonato do ano de 2017, caso seja a mesma equipe, esta será considerada a 3º colocada no campeonato de 2017.

Art. 18º - As equipes deverão se apresentar no local de jogo, no horário estabelecido na tabela de jogos devidamente uniformizadas com camisa.

Art. 19º - Haverá tolerância de 15 (quinze) minutos de atraso em relação ao horário programado pela tabela, somente para o primeiro jogo da rodada. O próximo jogo deverá iniciar-se em 15 minutos após o término do jogo anterior.

§ 1º O Atleta que sem motivo justificado, não comparecer a 2 (dois) jogos consecutivos será eliminado(a), da competição;

§ 2º A eliminação do atleta será decidida em reunião dos dirigentes das equipes das equipes. Após, a devida notificação do(a) atleta para apresentar sua defesa no prazo de cinco dias úteis, a defesa, esta será analisada pelos referidos dirigentes;

§ 3º À equipe que tiver um atleta eliminado(a) por falta poderá requerer a substituição do mesmo, obedecendo o mesmo sexo eliminado por outro(a)  atleta disponível em cadastro de reserva de inscritos ou por outro que queira mudar de time, obedecida a ordem de preferência.

 Art. 20º - A pontuação utilizada no Campeonato será a seguinte:

Vitória – 03 (três) pontos

Derrota – 01 (um) ponto – se pelo menos tiver ganho um Set, se não, 00(zero)ponto

Não comparecimento – 00 (zero) ponto


V – DOS EMPATES

Art. 21º - Em caso de empate entre as equipes o critério de desempate será:    

a) Sets average (*) na etapa em disputa;

b) Pontos average (**) na etapa em disputa;

c) Confronto direto

d) Sorteio.

(*) Divisão dos sets vencidos pelos perdidos, na etapa em disputa, classificando-se o maior índice. 

(**)Divisão dos Pontos ganhos pelos sofridos, na etapa em disputa, classificando-se o maior índice. 

 

 VI – DA ARBITRAGEM

Art 22º - A equipe de arbitragem será composta por 2 árbitros, 1º e 2º árbitros, da Federação Paraense de Voleibol.

Art.23º - Os árbitros, devem atuar, obrigatoriamente, uniformizados.

Art 24º - São responsabilidades dos árbitros, zelar pela aplicação das regras do voleibol e atuar de forma austera.

 

VII – DA PREMIAÇÃO

Art. 25º - Serão conferidos Troféus à equipe Campeã, Vice-Campeã e Terceira Colocada, ao final de cada turno. E Troféus e medalhas personalizadas à equipe Campeã, Vice-Campeã e Terceira Colocada relativa a decisão final do campeonato. 

Art. 26º - Ao término do Campeonato serão conferidos Troféus/medalhas personalizadas aos Atletas (masculino e feminino) , conforme abaixo:

- Melhor jogador

- Melhor atacante

- Melhor Levantador

- Melhor recepção

- Atleta revelação

 

VIII – DAS PENALIDADES
 
Art. 27º - Haverá a Comissão disciplinar composta pelos membros da Diretoria de esportes do Grêmio.
 

Art. 28º  -  As penalidades serão aplicadas em grau de:

§ 1º - a) Advertência. - b) Suspensão. - c) Eliminação.

§ 2º - O atleta desqualificado estará automaticamente suspenso pôr uma partida, independentemente das punições que lhe poderão ser aplicadas pela COMISSÃO DISCIPLINAR, de acordo com as anotações feitas pelo árbitro na súmula de jogo.

Art 29º - Todos os casos, abaixo relacionados, serão levados à julgamento pela COMISSÃO DISCIPLINAR.

§1º - Agressão verbal, tentativa de agressão, agressão física, quer seja em adversários, árbitros, apontador, torcedores ou representantes da Diretoria do Grêmio.

§2º - Desistir de disputar alguma partida depois de iniciada, abandonar a quadra, simular contusão, promover desinteresse nas jogadas ou tentar impedir pôr qualquer meio seu prosseguimento

§3º - Participar de rixa, conflito ou tumulto durante a partida.

§4º - Participar de alguma partida, estando irregular no Campeonato.

 

IX – DISPOSIÇÕES GERAIS

Art 30º- Os atletas concordam e se submetem, sem reserva alguma, a todas as disposições deste Regulamento e às consequências que delas possam emanar.

Art 31º -  A Tabela de jogos será divulgada em momento oportuno pela Diretoria de Esportes.

Artº 32º -  Os casos omissos serão dirimidos e decididos pela Diretoria de Esportes (Coordenação) e pelos Dirigentes das Equipes, sempre pelo voto da maioria.

 


comments powered by Disqus