Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Grêmio, nossos eventos, competições, festas e muito mais.

Grêmio Português recebe Ordem do Mérito da Presidência da República de Portugal

Insignia foi outorgada pelo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo, e entregue ao Presidente do Grêmio, Alírio Gonçalves

INSTITUCIONAL 04 . Dez . 2017

O Presidente do Grêmio Literário e Recreativo Português, Alírio Gonçalves, recebeu das mãos do Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, a condecoração de "Membro Honorário da Ordem do Mérito", outorgada pelo Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito do Dia de Portugal 2017. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do clube português, na noite de sábado (02/11), e teve a importante presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro.

A noite começou com a apresentação da terceira mais importante biblioteca do Brasil, quanto ao número de obras raras, a Fran Paxeco, localizada no 2º andar da sede social do Grêmio Português, na parte histórica de Belém. Alírio Gonçalves recebeu os Embaixador e Secretário e, acompanhado do Diretor Bibliotecário, Cícero Alves, destacou a grandeza da biblioteca.

Já no Salão Nobre do clube, a solenidade foi aberta com os hinos de Portugal e do Brasil, quando todos cantaram de pé em respeito às duas nações. Em seguida, foi exibido aos presentes um vídeo com todos os feitos e homenagens já realizadas ao clube pelos seu aniversário de 150 anos. Confira:

Para dar início à cerimônia de entrega da condecoração, foi composta a mesa com Autoridades e personalidades de Brasil e Portugal, são eles:  Luiz Otavio Monteiro (Presidente da Associação das Comunidades Portuguesas no Pará), João Pisco (Presidente da Assembleia Geral do Grêmio Português), Emmanuel Tourinho (Reitor da UFPA), Vitor Mateus (Secretário de Estado de Saúde Pública), Jorge Cabral (Embaixador de Portugal no Brasil), José Luis Carneiro (Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas), Alírio Gonçalves (Presidente do Grêmio Português), Francisco Brandão (Vice-Cônsul de Portugal em Belém), Vicente Fonseca (Autor do Hino do Grêmio Português) e Antônio Lourenço (Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio Português).

Após o registro de presença, ocorreu o momento mais importante do evento, a entrega da condecoração de "Membro Honorífico de Ordem do Mérito", concedida ao clube pelo Presidente de Portugal. A insígnia foi entregue a Alírio Gonçalves. Diversas outras homenagens foram entregues logo após.

A Ordem do Mérito destina-se a recompensar os atos ou serviços praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade. O Grêmio Português havia sido anteriormente condecorado, em 1958, com a Comenda da Ordem da Benemerência  pela Presidência da República de Portugal.

O Embaixador de Portugal do Brasil, Jorge Cabral, falou da importância desta condecoração. Assista:

José Luis Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, contou mais sobre a ligação destas duas nações. Veja:

Esta nova condecoração marca os 150 anos de fundação do clube no Estado do Pará. O Presidente Alírio Gonçalves fala da emoção de recebê-la. Confira:

Fotos: Tarso Sarraf
Vídeos: Levant