Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Grêmio, nossos eventos, competições, festas e muito mais.

Equipe gremista participa do Campeonato Paraense de Basquete

Pela primeira vez, o clube participará de uma competição profissional de basquete

OUTROS ESPORTES 18 . Nov . 2017

O Grêmio Literário e Recreativo Português realiza um feito inédito em seus 150 anos de existência em Belém, no Pará. No próximo dia 23 de novembro, o clube vai estrear sua participação no Campeonato Paraense de Basquete 2017, categoria Adulto Masculino. É a primeira vez que o clube participa de uma competição de basquete deste porte. Para isso, a Diretoria Gremista, tendo à frente o Presidente Alírio Gonçalves, investiu pesado em time qualificado desde a comissão técnica aos atletas.

A competição faz parte do calendário oficial da Federação Paraense de Basketball (FPB), que já atua há 69 anos do Estado e tem vinculo com a Confederação Brasileira da modalidade. O Grêmio Português pretende entrar na disputa e iniciar novos tempos no basquete paraense, que até o momento vive o oligopólio de dois times já conhecidos em Belém.

• Assista!

O primeiro passo para a evolução do esporte foi a construção da Quadra Poliesportiva, na sede campestre, que inaugurou em janeiro deste ano, com um amistoso de basquete entre Grêmio Português x AP, com o placar favorável ao time gremista (60 x 53), que teve o primeiro contato profissional com a modalidade na representação do clube. De lá para cá, o investimento da modalidade esportiva cresceu e foi se formado a equipe para disputa do campeonato.

A seriedade e comprometimento de um time gremista na mais importante competição de basquete do Pará fez a Diretoria pensar em um nome a altura para o comando da equipe. E o nome foi o de Paulo Sérgio Paiva Rêgo, veterano no basquete paraense, que assume o cargo de Coordenador da modalidade dentro do clube. "É simplesmente esplêndido está participando deste projeto no ano dos 150 anos do Grêmio Português, pois sabemos da importância disso", conta.

No comando da equipe gremista em quadra, outro nome já conhecido no basquete paraense. Said Fraiha é o treinador do time, e tem no currículo títulos importantes, levantando grandes clubes, como o Remo.  O técnico acredita que o Grêmio Português possui toda a estrutura e suporte para a disputa do campeonato. "Eu vejo esta competição onde todos estão num mesmo patamar", aponta Fraiha. E ele já acredita na conquista do primeiro título para o clube. "Trazer este título vai ser uma glória para nós", completa.

O clube não polpou esforços para colocar o time em quadra. Segundo o Representante do clube na  FPB, Raphael Gonçalves, o suporte da Diretoria Gremista é total. "Contratamos jogadores profissionais para o time e, de acordo com o que permite a legenda do campeonato, trouxemos reforços de fora do Estado para compor a equipe", revela.

O reforço a qual Raphael se refere são os três jogadores profissionais que estavam em disputa em outros grandes campeonatos  Brasil a fora: Feliciano Perez, o Feliz; Vinicius Gobor; e Rafael Castelon.

CAMPEONATO

O Campeonato Paraense de Basquete - categoria Adulto começa na próxima quinta-feira (23/11), com quatro equipes: Grêmio Português, Paysandu, Sport Belém e Remo. Todas as equipes se enfrentam entre si. No primeiro dia de confrontos, a equipe gremista jogará contra o Clube do Remo, às 20h45, no Ginásio Serra Freire.

A FPB divulgou na última semana o formato do campeonato. Será por pontos corridos, divididos em dois turnos. Os dois primeiros colocados na competição se classificam para um "Play Off" em três partidas, nos dias 7, 9 e 11 de dezembro. A tabela de jogos pode ser vista no final deste texto.

De acordo com a Diretoria do clube, nos jogos que o mando de quadra for do Grêmio Português, todos os associados gremistas entram de graça nas partidas.

A equipe de Basquete do Grêmio Português tem o patrocínio de Viva Schin Hotel Sagres, Sejel - Prefeitura de Belém e incentivo da Lei Tó Teixeira e Guilherme Paraense.

• Assista ao vídeo

•  Confira Relação de Jogadores da equipe de basquete do Grêmio Português:

Confira a Tabela de Jogos

comments powered by Disqus