TêNIS 17 . Ago . 2015

Favorito, Christian Lindell estreia nesta terça-feira

Além de Lindell, Zé Pereira também estreia nesta terça-feira como favorito

O carioca Christian Lindell atua pela Suécia e é cabeça de chave número 1 do torneio (Foto: Renato Chalu)

A terça-feira (18) marcará o segundo dia de jogos da chave principal, com a estreia dos dois principais favoritos nas quadras rápidas do Grêmio Literário e Recreativo Português, no IV Belém Tennis Future, torneio de tênis da mais alta categoria future com premiação de US$ 15 mil mais hospedagem. O torneio tem entrada gratuita ao público na cidade de Belém (PA). A edição será a mais forte da história dará 35 pontos ao campeão no ranking mundial da ATP.

Christian Lindell, carioca que atua pela Suécia e cabeça de chave número 1 do torneio, 191º colocado do ranking, jogará na rodada noturna, por volta das 19h30, diante do português convidado Felipe Cunha-Silva, 41º do ranking juvenil e uma das promessas do tênis lusitano: "Não o conheço, nunca vi jogar, mas venho de duas boas semanas de treino no piso rápido e gostei bastante das quadras daqui, estão novas e lentas até parecidas com o saibro, a diferença é que não se pode deslizar. Estão muito boas pro meu jogo, estou confiante para fazer uma boa campanha aqui", disse o tenista que apesar de defender as cores suecas, nasceu, mora e treina no Rio de Janeiro.

Lindell fará em Belém sua preparação para o US Open, em Nova York, um dos quatro maiores torneios do mundo, o qual jogará o qualifying na semana que vem. Este ano ele furou o qualificatório em Roland Garros e jogou contra o top 15 Jo Tsonga, da França, em plena quadra central que consagrou o ídolo brasileiro Gustavo Kuerten.

Segundo favorito ao título, José Pereira, sexto melhor do Brasil e 243º colocado, com seu melhor ranking da carreira, enfrenta o qualifier brasileiro Elio Lago no segundo jogo da quadra central, por volta das 12h30. O irmão de Teliana Pereira, primeira top 50 do Brasil, fez seu primeiro treino na quadra: "Já joguei algumas vezes aqui, gosto bastante do calor e das quadras do torneio, me sinto bem. Venho em meu melhor momento com bons resultados pela Europa e aqui na América do Sul, espero uma boa campanha", disse o tenista que treina em Curitiba (PR) com a irmã e que foi vice-campeão em dois torneios na Colômbia no fim de julho e no começo de agosto.

Sobrinho de Meligeni luta, mas perde batalha na estreia

Em sua primeira partida em simples como profissional, Felipe Alves Meligeni, jovem de 17 anos e quinto melhor juvenil do país, conseguiu reverter situação desfavorável, mas perdeu no detalhe uma batalha de três horas debaixo do forte calor de Belém. Ele caiu diante de Marlon Oliveira por 6/4 4/6 7/6 (7/5) na quadra central do Grêmio Literário Português em jogo onde o adversário chegou a ter 6/4 3/1 com quebra na frente na segunda etapa. O sobrinho do ídolo brasileiro Fernando Meligeni, segue no local para a chave de duplas onde joga ao lado de Gustavo Cruz contra Américo Lanzoni e José Pereira.

Dois brasileiros marcaram seus primeiros pontos no ranking da ATP nesta segunda-feira. Gustavo Cruz, atleta que treina em São José dos Campos (SP) e é natural de Presidente Prudente (SP), derrotou Gabriel Gonçalves por 6/3 6/4: "É muito bom ter ganho meu primeiro ponto na ATP, estou feliz demais, você nem imagina o quanto! Entrei nesse torneio com convite por ter ganho uma etapa do Circuito da CBT juvenil, por méritos e consegui essa vitória, é muito bom", disse o tenista que espera pelo equatoriano Emilio Gomez, cabeça de chave 3, ou o brasileiro Nicolas Cavalheiro que fazem o jogo da noite de hoje. Pedro de Paula superou Douglas Segatti por 6/4 1/6 6/4 e enfrenta Ricardo Hocevar, quarto favorito, ou Yuri Andrade.

Resultados de momento desta segunda-Feira (17/08):

Nicolas Santos (BRA) 2x0 Pedro Rodrigues (BRA) 6/2 6/1

Gustavo Cruz (BRA) 2x0 Gabriel Gonçalves (BRA) 6/3 6/4

Pedro de Paula (BRA) 2x1 Douglas Segatti (BRA) 6/4 1/6 6/4

(WC) Marlon Oliveira (BRA) 2x1 (WC) Felipe Alves Meligeni (BRA) 6/4 4/6 7/6 (7/5)

PROGRAMAÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (18/08):

Quadra Central

11h - Igor Marcondes (BRA) x Alexandre Tsuchiya (BRA)

A Seguir - (2) José Pereira (BRA) x (Q) Elio Lago (BRA)

Alex Blumenberg (BRA) x Edmundo Ulloa (PER)

18h - Gustavo Cruz/Felipe Meligeni (BRA) x Américo Lanzoni/José Pereira (BRA)

A Seguir - (1) Christian Lindell (SUE) x (WC) Felipe Cunha-Silva (POR)

Quadra 1

11h - (6) André Miele (BRA) x Asdrubal Gobernate (BRA)

A Seguir - (7) Daniel Dutra Silva (BRA) x Allan Oliveira (BRA)

A Seguir - Augusto Laranja (BRA) x Luis Britto (BRA)

18h - Enrique Bogo/Douglas Segatti (BRA) x (3) Emilio Gomez/Igor Marcondes (EQU/BRA)

Após Descanso - Renan Espricigo/Gabriel Tumasonis (BRA) x Luis Britto/Nicolas Santos (BRA)

Quadra 2

11h - Santiago Maresca (URU) x (8) Carlos Severino (BRA)

A Seguir - Alexandre Girotto (BRA) x Gabriel Tumasonis (BRA)

A Seguir - Asdrubal Gobernate/Matheus Moucachen (BRA) x Nicolas Cavalheiro/Santiago Maresca (URU)

O Belém Tennis Future tem o patrocínio de BMW Raviera Motors, Grêmio Literário e Recreativo Português, Quanta Engenharia, Tijuca Cerpa, Hotel Sagres, ORM News, Toyota, SEEL, Apeú Motos, Correios, TAP Portugal, Big Ben e Aguiar Tecidos.

O torneio conta com o apoio da Confederação Brasileira de Tênis, da Federação Internacional de Tênis e Roma Eventos.

(Com informações da Tênis News)