INSTITUCIONAL 26 . Set . 2017

Grêmio Português 150 anos: veja a semana comemorativa

Uma semana inteira de comemorações pelos 150 anos do Grêmio Português

Sede campestre do Grêmio Português (Foto: Tarso Sarraf)

O Grêmio Literário e Recreativo Português terá uma semana de celebrações, alusivos aos 150 anos de fundação da agremiação em Belém. As comemorações se estendem a toda a comunidade portuguesa e tem parceiros o Vice-Consulado e o Conselho do Comunidade Luso-Brasileira no Pará.

A semana inclui homenagens, visitas do corpo diretório do clube a instituições luso-brasileiras, almoços com autoridades portuguesas e show para o público em geral.

Para a programação, o Grêmio Português irá receber importantes personalidades do mundo inteiro, como a visita do Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, pela primeira vez.

O jornal português Mundo Lusíadas também chega a Belém para participar das comemorações. Uma equipe de jornalistas fará a cobertura dos eventos, alcançando o público de Portugal.

Veja a semana completa de comemorações de 150 anos do Grêmio Português:

• Segunda Feira (25 de setembro)

15h - Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) em homenagem aos 150 Anos do Grêmio Português.

• Quinta feira (28 de setembro)

15h - Sessão Solene na Câmara Municipal de Belém (CMB) em homenagem aos 150 Anos do Grêmio Português.

20h - Concerto "Grêmio 150 anos: Cada vez mais Luso-Paraense", com maestro português Cesário Costa e maestro brasileiro Miguel Campos Neto, no Theatro da Paz. Com Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.

Ingressos: ticketfacil.com.br

Parceria: Secult, Grêmio Português, Vice-Consulado de Portugal em Belém e Instituto Camões/Embaixada de Portugal em Brasília.

• Sexta-feira (29 de setembro)

11h - Assinatura do protocolo entre o Instituto Camões do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e a Universidade Federal do Pará, de Criação da Cátedra "João Lúcio de Azevedo". Local: Universidade Federal do Pará (UFPA).

15h - Inauguração do 1º bloco do novo Complexo São João de Deus do Hospital da Benemérita Sociedade Beneficente Portuguesa, Ala da Unidade de Cuidados de  Tratamento Intensivo e Unidade de Cuidados de tratamento Semi-Intensivos.

17h - Visita ao Complexo Desportivo da Tuna Luso Brasileira.

• Sábado (30 de setembro)

- Encontro das Associações Luso-Brasileiras do Norte do Brasil. Sede histórica do Grêmio Literário e Recreativo Português, com Salão Nobre e Biblioteca Fran Paxeco

22h - Show "50 Anos de Música", com MPB 4, Toquinho e Ivan Lins. Local: Salão de Eventos, na sede campestre do Grêmio Português.

Organização: Grêmio Literário e Recreativo Português.

Parceria: Vice-Consulado de Portugal em Belém / Conselho da Comunidade Luso-Brasileira no Pará.

• Domingo ( 1º de outubro)

10h - Programação de Aniversário de 150 anos do Grêmio Português, com apresentação do Grupo de Dança do Grêmio Português, Aulão de Ritmos, Parabéns e show do Pinduca. Evento exclusivo para associados gremistas.