TêNIS 20 . Ago . 2015

Português João Domingues supera brasileiro e encara Emilio Gomez

Jogos desta quinta definem os últimos classificados para as quartas de final

Domingues, 502º colocado, venceu duelo contra o brasileiro Nicolas Santos (Foto: Renato Chalu)

O português João Domingues, quinto favorito ao título e treinado por João Cunha-Silva, um dos maiores nomes do tênis português, garantiu, nesta quarta-feira (19), vaga nas quartas de final do IV Belém Tennis Future, torneio de tênis da mais alta categoria future com premiação de US$ 15 mil mais hospedagem, realizado no Grêmio Literário e Recreativo Português. O torneio é o mais forte da história com 35 pontos ao campeão no ranking mundial da ATP.

Domingues, 502º colocado, venceu duelo contra o brasileiro Nicolas Santos por 6/2 6/3. "Foi um bom jogo, mas posso ir ainda melhor. Ainda estou me adaptando às condições daqui, nunca joguei na América do Sul, aqui é bastante úmido, a quadra é mais lenta, gosto do jogo um pouco mais rápido. Ainda estou buscando meu melhor ritmo, mas espero seguir melhorando na próxima partida," disse o tenista que enfrenta, na sexta-feira (21), o equatoriano Emilio Gomez, terceiro favorito e 357º colocado.

"Torci meu pé há algumas semanas na Europa, hoje (ontem) senti um pouco no começo do jogo, mas nada demais. Estou voltando de lesão e tentando buscar também maior confiança no meu jogo. Não vejo favoritos para este jogo contra o Emilio mesmo ele com um ranking melhor, nunca o enfrentei, mas espero um duelo parelho. Venho fazendo bons jogos e ganhando de alguns top 400 e batendo na trave contra top 300 no ano. É uma questão mais mental, mas sigo trabalhando duro para evoluir", apontou o tenista português.

Gomez, filho de Andres Gomez, campeão de Roland Garros em 1990, um dos maiores torneios do mundo, superou o jovem brasileiro Gustavo Cruz, que esta semana marcou seu primeiro ponto na ATP, com parciais de 6/3 6/0. "Ele começou firme, batendo forte na bola, não o conhecia então joguei o simples, venci o primeiro set e no segundo ele acabou cometendo muitos erros", apontou o tenista, que faz sua primeira aparição em Belém. "Não conheço o João, primeira vez que vou enfrentá-lo. Assiti o jogo dele contra o Nicolas para ter uma noção como joga, mas vou em busca de minha melhor exibição para buscar essa vaga na semi", disse.

ÚLTIMOS JOGOS DAS QUARTAS

Esta quinta-feira (20) marcará o dia com os quatro últimos jogos das quartas de final, com as presenças dos dois principais favoritos, Christian Lindell, 191º e cabeça de chave 1. O carioca, que joga pela Suécia enfrenta o jovem Igor Marcondes, número dois juvenil do Brasil e vice-campeão do Banana Bowl. José Pereira, 243º, quinto melhor do Brasil e irmão de Teliana Pereira, primeira brasileira top 50 no Brasil após quase três décadas, medirá forças diante de Augusto Laranja.

André Miele enfrenta o qualifier Alex Blumenberg e Carlos Eduardo Severino mede forças contra o também qualifier Alexandre Girotto. O dia terá também Felipe Alves Meligeni, sobrinho de Fernando Meligeni, buscando vaga na semifinal de duplas ao lado do parceiro brasileiro Gustavo Cruz. Terá ainda o primeiro jogo de duplas valendo vaga na final entre os cabeças de chave 3, Emilio Gomez e Igor Marcondes contra a parceira segunda favorita, Daniel Silva e Ricardo Hocevar.

Os jogos começam a partir das 13h, com entrada gratuita ao Grêmio Português.

• Resultados finais desta quarta-feira (19/08)

(3) Emilio Gomez (EQU) 2x0 (WC) Gustavo Cruz (BRA) 6/3 6/0

(5) João Domingues (POR) 2x0 Nicolas Santos (BRA) 6/2 6/3

(7) Daniel Dutra Silva (BRA) 2x0 Marlon Oliveira (BRA) 6/1 6/1

(4) Ricardo Hocevar (BRA) 2x0 Pedro de Paula (BRA) 6/3 6/2

Duplas - Quartas de Final

(1) Alexandre Tsuchiya/André Miele (BRA) 2x0 Marlon Oliveira/Augusto Laranja (BRA) 7/5 6/1

(2) Daniel Dutra Silva/Ricardo Hocevar (BRA) 2x0 Santiago Maresca/Nicolas Cavalheiro (URU/BRA) 6/1 6/1

(3) Emilio Gomez/Igor Marcondes (EQU/BRA) 2x0 Renan Espricigo/Gabriel Tumasonis (BRA) 6/0 6/2

• PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (20/08)

Quadra Central

13h - (6) André Miele (BRA) x Alex Blumenberg (BRA)

15h - (1) Christian Lindell (SUE) x Igor Marcondes (BRA)

17h - (2) José Pereira (BRA) x Augusto Laranja (BRA)

A Seguir - Christian Lindell/Carlos Severino (SUE/BRA) ou João Domingues/Felipe Cunha-Silva (POR) x Gustavo Cruz/Felipe Alves Meligeni (BRA)

Quadra 1

15h - (8) Carlos Severino (BRA) x Alexandre Girotto (BRA)

17h - Igor Marcondes/Emilio Gomez (BRA/EQU) x (2) Daniel Dutra Silva/Ricardo Hocevar (BRA)

O Belém Tennis Future tem o patrocínio de BMW Raviera Motors, Grêmio Literário e Recreativo Português, Quanta Engenharia, Tijuca Cerpa, Hotel Sagres, ORM News, Thai Toyota, SEEL, Apeú Motos, Correios, TAP Portugal, Big Ben e Aguiar Tecidos.

O torneio conta com o apoio da Confederação Brasileira de Tênis, da Federação Internacional de Tênis e Roma Eventos.

(Com informações da Tênis News)